Quanto tempo dura um implante dentário?
- Benvenuti Odontologia
- May 5, 2022
- 1 min read

Uma pergunta muito frequente dos pacientes que necessitam de implante dentário é "Dr. (a), quanto tempo esse implante vai durar?".
Confesso que não é uma pergunta que tem resposta fácil. Porém gosto de simplificar a resposta na maioria das vezes para fazer o paciente refletir e entender o que pode explicar a estabilidade de um implante dentário em longo prazo. Por isso resolvi escrever um pouco mais sobre este assunto.
Como introdução, podemos iniciar com uma pergunta:
"Por que os implantes ficam "grudados" no osso?
Graças a um fenômeno conhecido como osteointegração. De uma forma simples, osteointegração é quando o titânio do implante dentário é envolvido por células ósseas que se integram permanentemente com este material. Por ser biocompatível o titânio não provoca rejeição por nossas células de defesa e essas aceitam aquele material como parte do nosso osso. Dessa forma, os implantes "teoricamente" seriam capazes de permanecer osteointegrados pelo resto da vida do paciente.
A grande chave para responder a questão de quanto tempo dura um implante dentário, seria entender as variáveis ou problemas que podem prejudicar a osteointegração do implante tais como:
Problemas que prejudicam a vida útil dos implantes dentários
- Infecção na gengiva e osso, por pobre higienização;
- Hábito de fumar;
- Força desequilibrada da mastigação suportada pelo implante;
- Pouca quantidade e qualidade óssea para receber os implantes;
- Doenças basais que intensificam a perda óssea (Diabetes, osteoporose)
- Mal planejamento e posicionamento do implante;
Por fim, a durabilidade dos implantes está relacionada a múltiplos fatores, que além do correto planejamento por uma equipe multidisciplinar e especializada, inclui também os cuidados do paciente com a saúde bucal e geral.
Realmente é uma pergunta comum que gera uma discussão ampla. É muito importante explicar para o paciente todos os riscos e benefícios, entendendo que cada caso é um caso.