Prótese Total: Mitos e Verdades

protese-total-mitos-e-verdades-interno
A falta de dentes é um constrangimento para muitas pessoas. Além da questão estética, a perda dos dentes pode afetar a mastigação e a fala. As próteses totais, vulgo dentaduras, são alternativas para os casos onde já não existe mais nenhum elemento dental em boca, ou quando os remanescentes não são mais aproveitáveis.

Atualmente, ela pode ser feita de duas formas: móvel, que se prende por contato e sucção à gengiva existente, ou fixada à implantes dentários, a chamada prótese protocolo.

Há diversas dúvidas sobre elas. Por isso, nós vamos trazer alguns mitos e verdades para esclarecer os questionamentos.

A mastigação e a fala ficam prejudicadas

Mito! Logo após a colocação da prótese dental pode ocorrer algum desconforto que dificulte a fala e a mastigação, mas isso é temporário! Em algumas semanas, e com alguns ajustes, caso necessário, o paciente já vai estar adaptado com a prótese e não haverá mais problemas. Quando o planejamento é bem executado, na maior parte dos casos a adaptação é rápida e tranquila.

As próteses dentais duram para sempre

Mito! As próteses dentais não duram para sempre, mas podem ter seu tempo de vida útil prolongado, dependendo do tipo da prótese: fixa, móvel, total ou parcial. Além disso, o material utilizado na confecção da prótese influencia diretamente na sua durabilidade. Próteses em acrílico tem uma vida útil inferior às próteses de cerâmica, porém nem sempre a cerâmica é a mais indicada. Por isso, o planejamento com um dentista especialista de confiança é tão importante.

É preciso visitar o dentista periodicamente

Verdade! Mesmo após a conclusão do trabalho, é importante visitar o dentista periodicamente para manter em dia a limpeza e a manutenção da mesma e garantir a qualidade da sua higiene bucal. Além de verificar se a prótese está ajustada corretamente e se há algum reparo a ser feito. Dessa forma, atinge-se o máximo de duração para seu investimento, minimizando os riscos de prejuízo, que podem causar muitos problemas.

Fumar e tomar café causam o amarelamento da prótese

Verdade! Da mesma forma que acontece com os dentes naturais, a prótese dental também fica amarelada por conta da impregnação do café, nicotina e também pela ação de outros componente químicos do cigarro. Para manter a qualidade da prótese é importante evitar fumar e diminuir o consumo de café. Trabalhos em cerâmica não sofrem escurecimento, mas como mencionado, não são indicados para todos os tipos de prótese. Nesse caso, todas as alternativas de material irão sofrer amarelamento com o tempo, exacerbado pelo tabagismo.

Quem tem dentadura tem que usar corega para sempre

Mito! Quando a prótese é executada por um profissional habilitado, com um bom laboratório envolvido, não há necessidade alguma de usar nenhum tipo de fixador. Em alguns casos, onde há grande perda óssea, pode ser difícil alcançar uma fixação satisfatória. Por isso, é imprescindível executar um bom planejamento, onde podemos diagnosticar esses casos, alertando o paciente sobre sua condição e oferecendo outras opções mais adequadas, como a fixação com implantes.

A Benvenuti Odontologia é especializada em próteses dentais. Entre em contato e agende uma consulta para saber mais!