Odontologia infantil: Quando devo começar a levar meu filho ao dentista?

odontologia-infantil-quando-devo-comecar-levar-meu-filho-ao-dentista-interno
Responder a questão sobre quando se deve começar a levar a criança ao dentista, é relativo, pois não existem recomendações formais que respondam esta questão. Entretanto, é importante ressaltar que durante o primeiro ano de vida do bebê surgem os dentes de leite, e nessa fase já é possível levar a criança a uma consulta de rotina no dentista para tirar dúvidas e avaliar a dentição que está por vir.

Muitas pessoas tem a ideia de que é necessário ir ao dentista apenas quando as crianças começarem a ter os dentes definitivos, ou até mesmo quando surgirem as primeiras cáries. Este pensamento é um equívoco, pois a maior vantagem em iniciar a rotina ao dentista, é justamente a prevenção de problemas bucais.

De modo geral, os primeiros dentes começam a aparecer por volta dos 6 ou 8 meses de idade, mas existem casos em que isso acontece um pouco mais precocemente aos 2 meses.

Em uma pequena análise cronológica, podemos apontar as fases dos dentes das crianças, sendo:

– Coceira nas gengivas;

– Entre 6 e 12 meses os dentes anteriores surgem;

– Entre 18 e 36 meses os dentes posteriores surgem;

– Até os 3 anos de idade os 20 dentes de leite estarão formados;

– A dentição de leite começa a cair por volta dos 6 anos de idade;

– A troca dos dentes de leite pelos permanentes acontecerá, em média, até os e 12 anos de idade;

Uma dica importante que deve ser levada em consideração, é de que quanto mais cedo as crianças frequentarem esse ambiente de consultório odontológico, melhor ela vai se adaptar aos processos e ao ambiente.

Agende uma consulta com nossos profissionais e traga os pequeninos para uma avaliação. É importante e a saúde bucal deles agradece.