Gengivite: O que é e como tratar

gengivite-o-que-e-e-como-tratar-interno

A gengivite é a inflamação da gengiva e também o primeiro estágio da doença periodontal, que se não for tratada, leva ao degaste e a danificação dos ossos de apoio dos dentes e das fibras que seguram os mesmos. A principal causa da gengivite é a má higiene bucal.

SINTOMAS

O acúmulo de placa, película incolor formada por bactérias, e os restos de alimentos nos dentes, são os responsáveis pela inflamação da gengiva, que fazem ela apresentar vermelhidão, inchaço e sangramento durante a escovação ou ao passar o fio dental.

A retração da gengiva também é consequência da gengivite. A diminuição da gengiva faz com que a raiz do dente fique menos protegida e aumente a sensibilidade. Esteticamente, a retração da gengiva aparenta deixar os dentes maiores e mais alongados.

Muitos acreditam que o próprio mau hálito vem de problemas estomacais ou da falta de limpeza na língua, mas nem imaginam que ele pode estar sendo causado pela gengivite.

TRATAMENTO

No estágio inicial, a gengivite ainda pode ser revertida, então, ao notar os sintomas, vá o quanto antes ao dentista e comece o tratamento. Se a gengivite está no início, uma boa higiene bucal, feita com uma boa escovação, uso do fio dental, do enxaguante bucal e da limpeza profissional feita pelo dentista, já é suficiente para acabar com a inflamação e barrar seu desenvolvimento.

Caso a gengivite esteja em seu estágio avançado, a periodontite, será necessário fazer a raspagem dos dentes para remover a placa bacteriana que calcificou e se transformou no tártaro. A raspagem é feita acima e abaixo da linha da gengiva para remover o tártaro e os restos de alimentos armazenados na bolsa gengival.

DICAS

• Use o fio dental diariamente;
  • Escove os dentes por pelo menos três vezes ao dia, com uma escova de cerdas médias, em movimentos circulares e sem força excessiva, para que o alcance das cerdas seja maior e mais eficiente;
  • Utilize o enxaguante bucal, pois ele age nos locais em que a escova não consegue alcançar;
  • Evite fumar;
  • Tenha uma alimentação balanceada e saudável;
  • Vá ao dentista regularmente e faça uma limpeza completa para evitar o aparecimento da gengivite e de outros problemas;

Se você apresenta os sintomas da gengivite, entre em contato e consulte com um de nossos dentistas, que vai oferecer a você melhor tratamento.