Como diminuir os efeitos do açúcar nos dentes

como-diminuir-os-efeitos-do-acucar-nos-dentes-interno
Aquele velho conselho das nossas avós e mães, sobre não abusar do consumo de doces para não estragar os dentes, faz total sentido. A razão disso acontecer é devido a combinação de açúcares mais os amidos com a placa bacteriana. Essa combinação produz substâncias ácidas que atingem o esmalte dental, deixando os dentes propensos a cáries.

Tratando-se da saúde bucal, é preciso estar atento a FREQUÊNCIA com que consumimos açúcares, E NÃO A QUANTIDADE. Mas lembramos que o importante é não exagerar.

Algumas dicas podem lhe ajudar a manter um sorriso saudável, sem retirar totalmente o açúcar da sua rotina alimentar. São elas:

# Evite comer alimentos ricos em açúcares várias vezes ao dia;

# Consuma guloseimas após uma refeição. Dessa forma o açúcar age de maneira menos prejudicial, pois é metabolizado com outras substâncias;

# Escove de maneira correta TODOS os dentes;

# Não consuma alimentos pegajosos, como gomas e caramelos, que podem ficar por horas na sua boca;

# Se não for possível escovar os dentes após a ingestão de açúcares, faça um bochecho com água limpa;

# A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda como forma de combate as cáries, o consumo máximo de 3 colheres de chá de açúcar por dia;

Para que todas essas dicas sejam eficazes, vale lembrar que a escovação dos dentes após a ingestão desses alimentos, auxilia a eliminar as bactérias que ali se alojam. Além disso, o uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia, elimina os alimentos de lugares onde a escova não alcança. Lembrando de sempre finalizar todo esse processo de escovação com um enxaguante bucal, pois ele têm o poder de extinguir todo o restante das bactérias que ainda permanecem ali após a escovação.

Conte com nossos profissionais para manter a sua saúde bucal sempre em dia. Marque uma consulta conosco, e saiba mais dicas sobre como equilibrar a ingestão de açúcares com dentes saudáveis.